Essa sensação de queimação conhecida como azia acontece quando o esfíncter inferior do esôfago, um músculo responsável por manter o conteúdo do estômago em seu lugar, começa a relaxar ou vazar. Isso permite que os ácidos do estômago fluam para cima no esôfago.

Também conhecida como indigestão ácida ou refluxo, a azia aparece em cerca de 50% das gestações no segundo e no terceiro trimestre, normalmente após as refeições ou antes de dormir. A sensação pode variar de desconfortável a agonizante.

Por que acontece a azia na gravidez?

As mulheres grávidas são as principais candidatas por duas razões: primeiro, o hormônio relaxina – ocupado a flexionar as articulações e o tecido conjuntivo para facilitar o parto – retarda a digestão, o que significa que a comida permanece no estômago por mais tempo e desencadeia mais produção de ácido.

Segundo, seu bebê em crescimento exerce pressão no estômago e no esfíncter, aumentando a chance de os ácidos serem empurrados para o esôfago.

Então, como uma mãe grávida alivia a azia durante a gravidez? Siga as dicas abaixo para aliviar.

O que é bom para azia na gravidez? Comer menos, com mais frequência

Comer demais exacerba a azia. Quando você está grávida, há menos espaço para o seu estômago se expandir. Manter uma dieta sensata não apenas evitará a azia a curto prazo, mas também durante toda a gravidez, porque ganhar mais do que o peso recomendado coloca mais pressão no abdômen, o que pode desencadear a doença.

Em vez de três refeições por dia, faça seis mini-refeições com não mais de 1 e ½ xícaras de comida cada. Refeições menores são mais fáceis de digerir, ajudando a aliviar os sintomas de azia durante a gravidez.

Elimine alimentos gatilhos da queimação na gravidez

Identifique os alimentos que intensificam sua azia e bane-os de sua dieta. Embora não haja alimentos universalmente “proibidos”, os gatilhos comuns para azia incluem alimentos ácidos, como frutas cítricas e tomates, alimentos gordurosos ou fritos, alimentos apimentados, chocolate, café e bebidas carbonatadas e álcool.

Foque a dieta na gravidez em fluidos

Os alimentos líquidos têm menos probabilidade de causar problemas do que os sólidos, uma vez que se movem pelo estômago mais rapidamente. Sopas, smoothies, iogurte, milk-shakes, shakes de proteína e pudins são boas escolhas. Procure líquidos que ofereçam muita proteína, como leite e iogurte.

Mastigue alimentos sólidos lenta e extremamente bem, até que estejam quase liquefeitos. No entanto, lembre-se de que beber grandes quantidades de líquidos nas refeições pode agravar a azia, porque beber pode fazer com que você engula mais ar. Se você sentir sede durante uma refeição, tome pequenos goles entre as mordidas de comida.

Azia durante a gravidez

Controle a azia durante a gravidez para que esse momento seja mais agradável e administrável. (Foto: Soca Pregna)

Durma de forma inteligente

Para evitar azia noturna durante a gravidez, não coma nada por pelo menos três horas antes de dormir. Eleve a cabeceira da cama colocando travesseiros embaixo das pernas e, se você ainda não estiver dormindo do lado esquerdo, comece agora; os ácidos estomacais precisarão subir morro acima para alcançar o esôfago, o que não é tarefa fácil. As mulheres grávidas também não devem se deitar nem se curvar logo após comer.

Hora dos antiácidos para azia

É bom encontrar alívio em antiácidos que contenham cálcio. No entanto, excesso de cálcio pode bloquear a absorção de ferro; portanto, não tome antiácidos ao mesmo tempo em que toma sua vitamina pré-natal.

Além disso, evite antiácidos que listem o alumínio (como hidróxido de alumínio ou carbonato de alumínio) como ingrediente; pode causar constipação e pode até ser tóxico em grandes doses.

Remédios contendo aspirina também devem ser evitados durante a gravidez; procure salicilato ou ácido acetilsalicílico nas listas de ingredientes.

Você também não quer um antiácido que contenha bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio) ou citrato de sódio. Ambos são ricos em sódio, o que causa retenção de água.

Agora, se você quer um plano de refeições para aliviar azia durante a gravidez, aqui está uma amostra da aparência de um dia de refeições pequenas e saudáveis:

1 xícara de aveia com leite desnatado e 1 maçã

1 xícara de iogurte com frutas

1/2 sanduíche de manteiga de amendoim e geleia e 1 xícara de sopa de legumes

1 punhado de bolachas integrais e 1 grama de seu queijo favorito

60 g de frango, 1/2 xícara de purê de batata doce e 1/2 xícara de queijo cottage com frutas

Converse com seu nutricionista antes de qualquer mudança na dieta.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários e iremos responder!

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